A eliminação do Ceará no Campeonato Cearense, ao perder no tempo normal e nos pênaltis para o Iguatu, provocou um verdadeiro alvoroço na internet. Entre muitos temas, foi lançado um de que o time alvinegro precisa agora torcer para o Fortaleza ser o campeão estadual para com isso poder disputar a Copa do Nordeste de 2023. Vamos tentar explicar todo o contexto para não haver dúvidas.

O futebol cearense tem direito a 5 vagas na Copa do Nordeste. 2 para a fase de grupos e 3 para disputar as eliminatórias. As 2 destinadas à fase de grupos são para o campeão do estadual e para o melhor time no ranking nacional. As 3 destinadas às eliminatórias também seguem o critério do ranking nacional.

Com isso, agora dá para projetar todo o cenário possível de como o Ceará poderá participar ou não da Lampions League em 2023.

A ideia de que se o Fortaleza não for campeão estadual e o Ceará não disputar a Copa do Nordeste no ano que vem não é totalmente válida, porque o Vozão vai disputar a fase eliminatória.

No entanto, caso o Alvinegro seja desclassificado nas eliminatórias, antes da fase de grupos, aí sim, estará fora do torneio regional. Neste momento, o Ceará é o 2º melhor cearense no ranking nacional de clubes da CBF. Abaixo, você pode conferir os dois últimos RNC e o critério de pontuação.

PS: A matéria foi corrigida às 18h30, e quero deixar meu agradecimento especial ao querido Thiago Minhoca, do grupo O Povo, que me avisou de que o Ranking da CBF deste ano (2022) não é utilizado para definição dos classificados à Copa do Nordeste de 2023. O Blog havia informado errado anteriormente.

📸Ronaldo Oliveira/FlorestaEC
📸Kely Pereira/AGIF/CBF
📸Samuel Andrade