
O pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol vai julgar na tarde dessa sexta-feira, 11, a partir das 14h, no Auditório da Federação Cearense de Futebol, o processo que pode excluir o Crato do Campeonato Estadual e causar uma enorme reviravolta na competição.
No domingo passado, o Presidente do TJDF, Frederico Bandeira, determinou a suspensão imediata do Campeonato Cearense. No entanto, um dia depois, a FCF conseguiu, através do STJD, anular a decisão do Tribunal local.
Entenda o Caso
Antes da última rodada da 1ª Fase do Campeonato Cearense, o TJDF atendeu a um pedido da FCF e suspendeu o Crato de todas as competições organizadas pela Federação A entidade apresentou relatórios da empresa Sportradar.
“Tais relatórios ensejam gravíssima constatação de manipulação de resultado, envolvendo a agremiação do Crato Esporte Clube, possivelmente por seus dirigentes e atletas e, que, na data de hoje, 16/02/2022, ocorrera uma partida envolvendo tal agremiação contra a agremiação Atlético Cearense onde salienta-se que a equipe do Crato Esporte Clube fora derrotada pelo elástico e inacreditável placar de 9×2, o que, por si só demonstra flagrante indício de manipulação de resultados”, declarou o presidente do Tribunal, Frederico Bandeira à época. Com isso, a partida diante do Ferroviário, pela última rodada não aconteceu e o Peixe ganhou o jogo por W.O.
- STJD cassa liminar do TJDF, Campeonato Cearense volta a ser disputado de forma legal e semifinal está mantida
- “Meu Tricolor de Aço 2 – Um sonho que liberta”, novo filme sobre o Fortaleza é inspirado em fatos reais
- Com chegada de Lindoso e rescisão de Gabriel Santos, Ceará atinge 10 contratações e 23 saídas de atletas
Com isso, Icasa e Maracanã entraram com pedido no TJDF para que o Crato fosse excluído do Campeonato Cearense e assim pudessem se beneficiar com a saída do time do Cariri.
O Maracanã, por exemplo, empatou 2 jogos e se conquistasse as vitórias diante do Crato passaria o Iguatu na classificação da 1ª Fase. Dessa forma, era pra ter disputado as quartas de final. Já o Icasa, que escalou um jogador irregular após receber 3 cartões amarelos, seria beneficiado, pois o atleta recebeu uma das advertências justamente em uma partida diante do Crato.

No entanto, vale lembrar que o Campeonato Cearense não poderá mais ser suspenso ou paralisado, devido à decisão do STJD, que ainda fará o julgamento final para definir o mérito.
Por outro lado, caso a exclusão do Crato seja confirmada pode acarretar em vários transtornos para a FCF, que vai precisar esperar a definição do pleno do TJDF sobre qual consequência irá tomar com a saída do time do Cariri do Campeonato. Em todo caso, a FCF poderá novamente recorrer ao STJD para reverter a decisão que o tribunal local decidir.
📸Pedro Chaves/FCF
📸Divulgação/STJD