Nem 1 ano de clube Vojvoda tem no Fortaleza. Anunciado em maio de 2021, até então completamente desconhecido para os tricolores, o argentino pegou um elenco, sob o comando de Enderson Moreira, que havia sido eliminado da Copa do Nordeste, pelo Bahia, e não fazia o time jogar pra frente.

De maneira impressionante, com apenas uma contratação (o zagueiro Titi), Vojvoda mudou a forma de atuar do Fortaleza, de uma equipe pragmática, sem brilho, para um time implacável, intenso e principalmente com um espírito vencedor, de jogar sempre em busca de fazer o gol.

Nestes 11 meses à frente do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda conquistou 3 títulos: Copa do Nordeste 2022, Campeonato Cearense 2021 e 2022. Todos de forma invicta e todos com o melhor ataque da competição. Se não bastasse, levou de forma histórica e inédita o clube tricolor ao 4º lugar do Campeonato Brasileiro e a 3ª colocação da Copa do Brasil. Pra fechar, classificou o Leão para a Libertadores.

“Estou à frente um grupo de qualidade e que vai continuar trabalhando humildade. Vamos tentando corrigir erros e tentando superar cada obstáculo que vamos enfrentar. Teremos muitos desafios durante este ano e nós contamos com o apoio do torcedor. O grupo de jogadores vai responder, temos um bom elenco”, disse em entrevista coletiva, após o título de tetracampeão cearense.

Com muitos treinadores estrangeiros trabalhando atualmente no futebol brasileiro, Juan Pablo Vojvoda está ao lado do português Abel Ferreira, do Palmeiras, como o técnico forasteiro de maior sucesso no País.

📸Davi Rocha/Arena Castelão
📸Leonardo Moreira/FortalezaEC