Com a goleada por 4×0 neste domingo, diante do Caucaia, na Arena Castelão, o Fortaleza conquistou o tetracampeonato cearense de forma invicta. O duelo transmitido pela TV Jangadeiro levou novamente a emissora afiliada do SBT no Estado à liderança da audiência.

A partida, que deu ao Fortaleza o 45º título estadual da sua história, rendeu picos de 18,3 pontos na medição do Ibope. Segundo dados obtidos pelo Blog, a partida com narração de Jussie Cunha e comentários de Caio Costa teve média de 15 pontos, contra 9,9 da TV Verdes Mares (afiliada da Globo no Estado), que exibia o Domingão do Huck, e 5,7 da TV Cidade (Record), que mostrava o Canta Comigo.

A liderança da audiência mais uma vez com o futebol foi uma das grandes estratégias do SBT pelo 2º ano seguido em território cearense. Além do Estadual, a emissora de Sílvio Santos detém também os direitos de transmissão da Copa do Nordeste, onde foi líder de audiência em todos os jogos transmitidos com Fortaleza e Ceará nos finais de semana. Na Final entre Fortaleza e Sport a Jangadeiro teve o dobro da audiência da Globo.

Vale lembrar, contudo, que devido a uma mudança de calendário por parte da CBF, os estaduais, incluindo obviamente, o Campeonato Cearense sofreu modificações nas datas das finais e precisou adiar em mais de 30 dias. Mas mesmo assim, acabou se tornando um grande sucesso com mais de 35 mil pessoas na Arena Castelão e cerca de meio milhão de pessoas vendo pela TV.

Bom ressaltar, que, segundo o Ibope, cada ponto de audiência equivale a 12.532 domicílios na grande Fortaleza, ou algo em torno de 36.088 pessoas.