
Já são 4 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza segue na última posição e o Ceará caiu para a Zona de Rebaixamento. Claro que não é momento ainda de desespero, mas também não é época para estar tranquilo e achando que tudo vai mudar num passe de mágica, principalmente, com 3 competições simultaneamente.
Por isso, tricolores e alvinegros deveriam dar uma descansada nos principais atletas do elenco neste meio de semana. Os dois times dão uma pausa no Brasileirão e vão atuar pela Copa do Brasil. O motivo é simples, a boa vantagem obtida no duelo de ida.
- Análise: Fortaleza empata, sofre com desgaste, mas o elenco competitivo não reage e o sinal de alerta está ligado
- Análise: Ceará volta a perder, e a melhor campanha da Copa Sul-Americana não deveria esconder as deficiências do time
- Confira a Coluna Força do Interior desta segunda-feira, 09 de maio
O Fortaleza ganhou do Vitória por 3×0 no Castelão e assim pode perder por até 2 gols de diferença em Salvador para o rubro-negro baiano, que mesmo assim estará classificado para as oitavas de final. O Ceará bateu o Tombense por 2×0, no Interior de Minas Gerais, e pode perder por até 1 gol de diferença no Castelão, que avança no torneio nacional.
Com 2 adversários que estão respectivamente nas Série C e B, é possível imaginar que o Leão e o Vozão possam até passar por dificuldades, mas mesmo com os times reservas ou mistos, têm tudo para passar de fase na Copa do Brasil.

Aí, sim, com as principais estrelas poupadas, com o descanso necessário, dá para chegar ao final de semana para encarar rivais de grande peso pelo Brasileirão, pensando em vencer e sair das posições incômodas.
No sábado, o Ceará recebe o Flamengo, no Castelão. A equipe rubro-negra vem de derrota na rodada, está apenas em 14º lugar e vive um momento tenso com o atual treinador Paulo Sousa, que tem em seu rastro o compatriota Jorge Jesus. Vale lembrar que o time carioca também joga no meio de semana pela Copa do Brasil, e também deve poupar suas estrelas, já que venceu o Altos/PI, em Teresina, por 2×1.
Já no domingo, no Rio de Janeiro, o Fortaleza encara o Botafogo, justamente quem venceu o Flamengo na rodada passada, em Brasília, com o Estádio Mané Garrincha tomado por rubro-negros. O alvinegro da estrela solitária vive um ótimo momento, também vai jogar pela Copa do Brasil no meio de semana, e vai poupar os titulares, por ter vencido na ida o Ceilândia, fora de casa, por 3×0.

Assim, se não bastasse a força dos adversários e a vantagem no meio de semana pela Copa do Brasil, Fortaleza e Ceará precisam jogar diante de Botafogo e Flamengo como se fosse uma partida decisiva, valendo vaga e muito dinheiro. Não dá mais para chegar a 5 jogos do Brasileirão (6ª Rodada para os outros 18 clubes), com 4 derrotas. O momento é de retomar o caminho de vitórias e nada melhor do que diante de dois peso pesados pela frente.
