Já são 4 rodadas disputadas no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza segue na última posição e o Ceará caiu para a Zona de Rebaixamento. Claro que não é momento ainda de desespero, mas também não é época para estar tranquilo e achando que tudo vai mudar num passe de mágica, principalmente, com 3 competições simultaneamente.

Por isso, tricolores e alvinegros deveriam dar uma descansada nos principais atletas do elenco neste meio de semana. Os dois times dão uma pausa no Brasileirão e vão atuar pela Copa do Brasil. O motivo é simples, a boa vantagem obtida no duelo de ida.

O Fortaleza ganhou do Vitória por 3×0 no Castelão e assim pode perder por até 2 gols de diferença em Salvador para o rubro-negro baiano, que mesmo assim estará classificado para as oitavas de final. O Ceará bateu o Tombense por 2×0, no Interior de Minas Gerais, e pode perder por até 1 gol de diferença no Castelão, que avança no torneio nacional.

Com 2 adversários que estão respectivamente nas Série C e B, é possível imaginar que o Leão e o Vozão possam até passar por dificuldades, mas mesmo com os times reservas ou mistos, têm tudo para passar de fase na Copa do Brasil.

Foto: Ascom/Ceará SC

Aí, sim, com as principais estrelas poupadas, com o descanso necessário, dá para chegar ao final de semana para encarar rivais de grande peso pelo Brasileirão, pensando em vencer e sair das posições incômodas.

No sábado, o Ceará recebe o Flamengo, no Castelão. A equipe rubro-negra vem de derrota na rodada, está apenas em 14º lugar e vive um momento tenso com o atual treinador Paulo Sousa, que tem em seu rastro o compatriota Jorge Jesus. Vale lembrar que o time carioca também joga no meio de semana pela Copa do Brasil, e também deve poupar suas estrelas, já que venceu o Altos/PI, em Teresina, por 2×1.

Já no domingo, no Rio de Janeiro, o Fortaleza encara o Botafogo, justamente quem venceu o Flamengo na rodada passada, em Brasília, com o Estádio Mané Garrincha tomado por rubro-negros. O alvinegro da estrela solitária vive um ótimo momento, também vai jogar pela Copa do Brasil no meio de semana, e vai poupar os titulares, por ter vencido na ida o Ceilândia, fora de casa, por 3×0.

Foto: Lucas Emanuel/AGIF

Assim, se não bastasse a força dos adversários e a vantagem no meio de semana pela Copa do Brasil, Fortaleza e Ceará precisam jogar diante de Botafogo e Flamengo como se fosse uma partida decisiva, valendo vaga e muito dinheiro. Não dá mais para chegar a 5 jogos do Brasileirão (6ª Rodada para os outros 18 clubes), com 4 derrotas. O momento é de retomar o caminho de vitórias e nada melhor do que diante de dois peso pesados pela frente.