Ceará e Fortaleza estão muito próximos de conquistarem as respectivas vagas às sonhadas Oitavas de Final da Sul-Americana e Libertadores. Na próxima sexta-feira, acontece o sorteio para definir os confrontos do ‘Mata-Mata” das 2 competições.

Abaixo, confira os detalhes de como será realizado o evento, que começará às 13h (de Brasília), com transmissão do SBT, ESPN, Conmebol TV e Facebook. Vale lembrar que as oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana estão marcadas para acontecer nas semanas de 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta).

Libertadores

Serão 2 potes com os 1º colocados de cada Grupo: (1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F, 1G, 1H) e os 2º lugares de cada Chave no outro (2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2F, 2G, 2H). Lembrando que as equipes do mesmo grupo e até do mesmo país podem se enfrentar nessas Oitavas de Final.

Os times do pote 1 jogarão a partida de volta em casa. Vale ressaltar que para as fases seguintes até a Semifinal é a campanha geral da Libertadores que definirá o local do jogo de volta.

As 8 equipes ganhadoras nas Oitavas disputarão as Quartas de Final em jogos de ida e volta com a seguinte formação:

GANHADOR A x GANHADOR H (S1)
GANHADOR B x GANHADOR G (S2)
GANHADOR C x GANHADOR F (S3)
GANHADOR D x GANHADOR E (S4)

Os 4 vencedores vão disputar as Semifinais em partidas de ida e volta com a formação já definida dessa maneira:

S1 x S4 (F1)
S2 x S3 (F2)

Os dois vencedores farão a grande a Final da Libertadores marcada para 29 de outubro, sábado, no Estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador.

Sul-Americana

Os 16 clubes classificados às Oitavas de Final estarão divididos em 2 potes. Um com as equipes vencedoras de cada grupo da Fase de Grupos da Sul-Americana, as quais ocuparão o Pote 1, e outra com as 8 equipes, que terminarem no 3º lugar na Fase de Grupos da Libertadores, as quais ocuparão o Pote 2.

A posição dos mesmos em cada tabela se dará o ordenamento do 1 ao 8 para as equipes da competição e do 9 ao 16 para as equipes da Libertadores, conforme o seu desempenho.

Serão extraídas do Pote 2 (terceiros colocados de cada grupo da Libertadores 2022) as 8 bolinhas que irão conformando as chaves A, B, C, D, E, F, G e H (local no jogo de ida).

Imediatamente ao sorteio de cada bolinha do Pote 2 serão sorteadas as bolinhas do Pote 1, que completarão as chaves, definindo assim os enfrentamentos nas Oitavas de Final. Nesta fase e até a Semifinal poderão se enfrentar equipes do mesmo país.

As 8 equipes vencedoras dos enfrentamentos das Oitavas disputarão as Quartas de Final em jogos de ida e volta da seguinte forma:

GANHADOR A x GANHADOR H (S1)
GANHADOR B x GANHADOR G (S2)
GANHADOR C x GANHADOR F (S3)
GANHADOR D x GANHADOR E (S4)

As equipes com melhor performance (menor numeração no ordenamento do 1 ao 16 após o sorteio das Oitavas de Final), definirão seus jogos como locais.

Os 4 vencedores vão disputar as Semifinais em partidas de ida e volta com a formação já definida dessa maneira:

S1 x S4 (F1)
S2 x S3 (F2)

Os dois vencedores farão a grande a Final da Sul-Americana marcada para 1 de outubro, sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.