Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A CBF divulgou na noite dessa terça-feira, 14, o novo regulamento e a tabela dos jogos do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A entidade resolveu fazer uma revisão técnica e orçamentária para esta temporada, o que proporcionou algumas alterações no formato da competição.

Serão 16 clubes divididos em 4 grupos com quatro equipes cada. Os times se enfrentam em confrontos de turno e returno dentro da própria chave. Os 2 melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, onde os clubes passam a se enfrentar em duelos eliminatórios de ida e volta até a definição dos finalistas. A decisão será disputada em jogo único.

Campeão em 2020 e finalista em 2021, o Ceará optou por não disputar a competição. O calendário dos Aspirantes bate com o Brasileiro Sub-20. O clube alvinegro teve poucos atletas que estouraram a idade e com isso entendeu que seria muito melhor valorizar o Sub-20 do que contratar novos atletas para disputar o sub-23.

Já o Fortaleza está confirmado no Campeonato e integra o Grupo D com CSA, Cuiabá e Paysandu. E será contra o Papão a estreia leonina. O duelo está marcado para o próximo dia 30 de junho, quinta-feira, no Estádio da Curuzu, em Belém.

Confira abaixo os grupos e o calendário do Brasileiro de Aspirantes (Sub-23) e em seguida a tabela com o regulamento:

Grupo A: Brasil/RS, Criciúma, Grêmio e Paraná
Grupo B: Juventude, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vila Nova
Grupo C: Botafogo, Fluminense, Náutico e Sport
Grupo D: CSA, Cuiabá, Fortaleza e Paysandu

Sistema de disputa
1ª Fase (30/6 a 11/8) – Equipes enfrentam em ida e volta dentro da própria chave
2ª Fase (25/8 a 1/9) – Quartas de final disputadas em ida e volta.
3ª Fase (8/9 a 15/9) – Semifinais disputadas em ida e volta.
4ª Fase (25/9) – Final em jogo único.