Com 7 pontos somados, 7 derrotas, 1 vitória e 4 empates, o Fortaleza ocupa a última colocação do Campeonato Brasileiro com 12 rodadas disputadas. O time está a 7 pontos de distância do 16º lugar (Goiás). A situação é bastante preocupante, ainda mais porque o time não consegue vencer, mesmo quando joga bem.

Na noite passada, a derrota por 3×2 para o Avaí, em Florianópolis, impressionou os torcedores pelo péssimo futebol apresentado. O que levou a eclodir uma uma revolta ainda maior dos tricolores nas postagens do clube nos perfis oficiais das redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Por outro lado, há 4 anos, o maior rival do Fortaleza passou por situação semelhante. Em 2018, o Ceará terminou a 12ª rodada do Brasileirão em último lugar a 7 pontos do 16º colocado. No entanto, os alvinegros não havia vencido ninguém até então e só haviam somados 5 pontos.

O problema é que naquele ano, após a 12ª rodada, houve a parada para a Copa do Mundo. Então, a reação do Ceará aconteceu justamente nesse período e também com a chegada de Lisca (3 rodadas anteriores) e de reforços. A saída da zona de rebaixamento ocorreu na 25ª Rodada.

O Fortaleza, contudo, não terá pausa. Pelo contrário só terá decisões pela frente. Uma delas diante do rival Ceará em duelo que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A outra é as oitavas de final da Libertadores contra o Estudiantes.

Ou seja, o Fortaleza vai precisar trocar o pneu com o carro em movimento. O risco é grande de uma tragédia, mas se conseguir, percorre o restante do caminho com mais tranquilidade.

Abaixo, confira a classificação do Brasileirão de 2018 e de 2022 com 12 rodadas disputadas.