Foto: Alexandre Vidal/CRF

O Flamengo anunciou nesta segunda-feira, de forma oficial, a contratação do atacante Everton Cebolinha. O cearense estava no Benfica e foi comprado por 13,5 milhões de Euros (R$ 73,5 milhões), mas dependendo das conquistas na Gávea o valor pode chegar até 16 milhões de Euros.

Nascido em Maracanaú, torcedor do Fortaleza e com passagem pelas categorias de base tricolor, onde foi campeão cearense Sub-17, Everton deve render ainda ao clube leonino algo em torno de R$ 1,4 milhão.

Quando foi negociado com o Grêmio, ainda em 2013, o Fortaleza ficou com 10% dos direitos econômicos em uma futura negociação, mas depois da venda para o Benfica, o clube tricolor aceitou a reduzir para 1,6%. Como ainda tem 0,6% do mecanismo de solidariedade da Fifa, o Leão terá direito a 2,2% da transferência de Everton para o Flamengo.

No Rubro-Negro, o atacante vai usar a camisa 19, mas só poderá atuar a partir de 18 de julho, quando a janela de registros para novos contratos da CBF foi reaberta. Aos 26 anos, Everton passou 2 temporadas no Benfica, mas não obteve o sucesso esperado. Enquanto no Grêmio foi campeão estadual, da Copa do Brasil, da Libertadores e da Recopa Sul-Americana.

Em 2019, foi um dos destaques da Seleção Brasileira no título da Copa América, Chuteira de Ouro e artilheiro da competição.