Em uma grave crise técnica, a Comissão de Arbitragem da CBF apresentou, nessa quarta-feira, 22, a nova estrutura de trabalho com 18 novos integrantes que vão atuar no dia a dia da arbitragem brasileira.

Entre os novos membros, está Rodrigo Joia, atual instrutor de árbitros da Federação Cearense de Futebol. Ele será gerente administrativo e neste ano recebeu uma homenagem da CBF por conta dos 99 jogos que apitou na elite nacional durante o período 2010-2015.

Foto: Pedro Chaves/FCF

A nova estrutura vai provocar um fluxo de trabalho que compreende a gestão da arbitragem, o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), o desenvolvimento do VAR e responsáveis específicos para a arbitragem do futsal e feminina. O novo quadro de funcionários da Comissão de Arbitragem é constituída por ex-árbitros e integrantes com anos de atuação na arbitragem brasileira.

“Esse é o resultado final de dois meses e meio de trabalho. Desde a minha contratação pelo Presidente Ednaldo, no dia 7 de abril, foi todo um processo de diagnóstico de como era o departamento até todo esse processo de mudança e implementação de uma nova filosofia. A gente está muito otimista”, disse Seneme, que completou:

Foto: Fernando Torres/CBF

“A gente vem com um know-how muito bom do que a gente fez na Conmebol e foi basicamente o mesmo projeto que a gente implementou. Foi o que o que fez com que o Presidente Ednaldo nos buscasse na Conmebol. A gente tem muita esperança, com o pensamento positivo de que a implementação desse novo projeto vai surtir seus efeitos o mais rápido possível”, concluiu.

Confira abaixo a lista dos 18 novos integrantes e a função de cada um na Comissão de Arbitragem da CBF:

Presidente: Wilson Luiz Seneme

Vice-Presidente: Emerson Augusto de Carvalho

Membros: Hilton Moutinho Rodrigues, Ricardo Marques Ribeiro, Regildênia Moura (arbitragem feminina), Renata Neves Leite (futsal) e Ítalo Medeiros de Azevedo (membro secretário)

Gerente Geral do CEAB: Alício Pena Júnior

Gerente Técnico: Giuliano Bozzano

Gerente VAR: Péricles Bassols

Gerente Pedagógico: Roberto Perassi

Gerente Administrativo: Rodrigo Pereira Joia

Coordenador Físico: Paulo Camello

Coordenador de Tecnologia: Lucas Almeida

Coordenador Técnico de Futsal: Sandro Stein Brechane

Corregedor/Ouvidor: Edson Resende

Analista Técnico: Mikael Araújo

Analista Administrativa: Nayara Santos

Analista Administrativa do CEAB: Tatiana Guedes