Fotos: Felipe Santos/Ceará SC

Uma das estrelas do elenco do Ceará e xodó da torcida alvinegra, o meia Vina vive um momento de seca nesta temporada. Já são 10 partidas sem balançar as redes. O último gol marcado foi na vitória por 3×0 sobre o Deportivo La Guaira/VEN, pela Sul-Americana, no Castelão, em 03 de maio.

O camisa 29 do Ceará não está atuando em sua posição de origem, que é a meia. Aliás, em 2020, quando viveu a melhor fase carreira, artilheiro do clube na temporada e foi escolhido um dos craques do Brasileirão, Vina atuava no meio-campo. Mas já faz um bom tempo que não atua no setor.

Com Dorival Júnior, Vina jogou como atacante, inclusive atuou de falso 9, mais centralizado. Agora, com Marquinhos Santos, o atleta também está atuando na frente só que em alguns momentos caindo pelos lados. Na derrota para o Fortaleza, por 2×0, nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, nem de longe lembrou o jogador decisivo do último clássico, quando deu um passe de calcanhar para Cléber fazer o gol da vitória.

Em entrevistas, quando questionado, Vina lembra que não atua na posição que gosta. Mas sempre faz questão de ressaltar que o mais importante é ajudar o time e joga onde for necessário. Se não bastasse, o meia alvinegro desde o gol diante do La Guaira, se machucou diante do Flamengo e não atuou em 2 jogos (vitória por 6×0 no Caballero e empate por 0x0 contra o Santos).

Acabou fazendo um enorme esforço enorme para retornar na partida decisiva contra o Independiente, na Argentina, em que o Ceará ganhou por 2×0, mas Vina perdeu 2 chances incríveis. Assim como também vem desperdiçando oportunidades, que não é da sua característica contra Goiás e América/MG.

No último final de semana, acabou sendo preservado pela comissão técnica e departamento de fisiologia, que detectaram um fadiga alta, e por isso não jogou contra o Cuiabá para estar inteiro diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Talvez, o momento não é dos melhores e ainda sem o companheiro Mendoza impedem uma boa apresentação. Por outro lado, Vina terá nova oportunidade para encerrar o jejum e voltar a marcar. No próximo domingo, o Ceará recebe no Castelão, o Atlético/GO, às 18h, pela 14ª Rodada do Brasileirão.