Foto: Arena Castelão News

O apagão ocorrido na Arena Castelão, nesse domingo, durante o jogo Fortaleza 0x0 Palmeiras, pelo Brasileirão, já foi resolvido e não vai atrapalhar ou impedir o Clássico-Rei da próxima quarta-feira. É o que garante o Secretário de Esportes e da Juventude do Estado, Rogério Pinheiro.

Em entrevista ao programa Jogada 1º Tempo, da TV Diário e Rádio Verdes Mares, o secretário explicou sobre o incidente e que tudo já foi normalizado.

“Inicialmente, eu gostaria de lamentar muito o ocorrido. É um fato que fugiu diretamente do nosso controle. Nós tivemos, só pra deixar bem claro, uma sobrecarga no sistema de energia e essa sobrecarga isolou todo o nosso sistema elétrico. Ela (sobrecarga) derrubou todo o nosso sistema de segurança, que funciona os geradores. Desde a Copa do Mundo, nós praticamente fazemos todos os jogos com geradores, nós deixamos a energia da concessionária rodando em paralelo ao sistema de geradores. O ocorrido de ontem, a sobrecarga, foi tão grande que disparou os disjuntores, isolando toda a corrente elétrica dos geradores que alimenta o nosso sistema de segurança, que vai com a luz do campo, o som e obviamente toda a iluminação do estádio. Foi algo que fugiu do nosso controle, algo que não acontece normalmente. Nós tivemos outro fato semelhante a esse, na Final da Copa do Nordeste, mas não foi tão grave e conseguimos voltar rapidamente, mas esse jogo de ontem foi de uma extrema carga tão elevada, que nós demoramos para retomar. Mas hoje está em pleno funcionamento, ainda ontem foi reestabelecido, 1h40 após a interrupção”, explicou Rogério Pinheiro, que continuou.

“O que estamos fazendo é a contratação de um sistema de backup, outros geradores, para caso isso aconteça. Esse gerador funciona como backup. Nós trabalhamos em paralelo com a energia da Enel e fizemos já com o nosso gerador e o gerador suporte, tanto que o público nem percebe essa queda de energia. Ontem, foi justamente o inverso, uma sobrecarga que isolou todo o sistema elétrico. Agora, às 14h, teremos uma reunião assim como são realizadas em todas as partidas sobre segurança. Na quarta-feira, é um evento especial, com o maior público registrado, porque envolve as duas maiores torcidas. Temos garantia de ter energia para a partida e vamos reforçar (a energia)”, concluiu.

Foto: Divulgação/Ferroviário AC

Vale lembrar que Ceará e Fortaleza se enfrentam, às 20h, na Arena Castelão, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Mais de 30 mil pessoas já confirmaram presença, em anúncio feito pelo clube alvinegro, que será o mandante dessa partida.

No jogo de ida, o Fortaleza venceu por 2×0, por isso, poderá perder por até 1 gol de diferença que estará classificado. Já ao Ceará, precisa vencer por 2 gols de saldo para levar à disputa aos pênaltis ou por 3 gols de diferença para se classificar diretamente.

Confira abaixo a entrevista na íntegra do Secretário Rogério Pinheiro a partir do minuto 11:25