Foto: Divulgação/Fifa

A quarta-feira reserva a disputa de 3 vagas para as oitavas de final nos Grupo C e D. A França já se garantiu na próxima fase. Na chave da Argentina, as 4 seleções têm chances de avançar na Copa do Mundo. Enquanto na dos franceses, 3 brigam pelo 2º lugar.

Por outro lado, é bom saber quais são os critério de desempate se 2 (ou mais seleções) terminarem empatadas na pontuação em seus respectivos grupos. Diferentemente do Brasileirão, não é o número de vitórias. Aliás, esse método nem sequer está incluso no regulamento da Fifa.

Em compensação os cartões e até sorteio podem, sim, definir quem estará nas Oitavas de Final. Abaixo, quais são os critérios pela ordem:

1 – Pontuação
2 – Saldo de gols (quanto maior, melhor)
3 – Gols marcados (quanto mais, melhor)
4 – Confronto direto
5 – Fair play: ganha quem tiver acumulado menos pontos de indisciplina (cartão amarelo vale 1 ponto, expulsão provocada por dois amarelos vale 3 pontos, cartão vermelho direto vale 4 pontos e cartão vermelho para um atleta que já tinha amarelo vale 5 pontos)
6 – Sorteio

Neste momento, a classificação dos Grupos C e D está dessa forma:

As partidas do Grupo D – Tunísia x França e Austrália x Dinamarca – começam às 12h (horário cearense e 18h horário do Qatar), enquanto as do Grupo C – Polônia x Argentina e Arábia Saudita x México às 16h (22h).

Vale lembrar que os primeiros duelos das Oitavas de Final já estão definidos: Holanda x Estados Unidos (sábado que vem – 12h, horário cearense) e Inglaterra x Senegal (domingo que vem – 16h, horário cearense).