Faz muito tempo que o futebol deixou de ser apenas um esporte para se tornar um negócio bilionário. A Fifa, por exemplo, aprovou nesta sexta-feira, 16, o orçamento para os próximos 4 anos US$ 11 bilhões (algo em torno de R$ 13 bilhões por temporada).

A entidade que manda no esporte mais popular do planeta também anunciou que o Mundial de Clubes a partir de 2025 acontecerá a cada 4 anos. Apesar de não ter confirmado, o presidente Gianni Infantino indicou que será realizado no País sede da próxima Copa do Mundo (México, EUA e Canadá).

Modificar a quantidade de clube para o Mundial, mais uma vez (era para ser 24 em 2021, mas a pandemia impediu a realização e se manteve o formato com 8) é para acabar com qualquer tradição ou glamour.

Querer igualar ou comparar torneios de clubes ao das seleções é de uma falta de sensibilidade que ultrapassa os limites da razão. Os times possuem campeonatos nacionais e continentais todos os anos. Esperar 4 temporadas para escolher quem é o melhor do planeta chega a ser bizarro.

A Fifa havia revelado que o Mundial de Clubes com o atual formato (8 clubes) dava prejuízo, por isso a tentativa de modificar para 24. Agora, para 32 e a cada 4 anos é uma nova tentativa da entidade em “melhorar os cofres”.

Mundial de Clubes de 2022 vai acontecer no Marrocos de 1º a 11 de fevereiro em 2023.

Infantino não falou sobre os critérios para esse Mundial, como será a divisão de vagas por confederação, o regulamento, se em mata-mata ou por grupos e depois jogos eliminatórios, nem o período e nem quanto e quem vai arcar com as despesas, caso um atleta se machuque, como já é feito na Copa do Mundo.

Em busca de ganhar dinheiro e de tentar agradar não sei a quem, a Fifa macula uma das competições mais apreciadas pelos torcedores brasileiros. Se os europeus não possuem apego, pior pra eles. Mas organizar um torneio dessa forma, com tantos clubes e com esse enorme hiato só traz decepção e frustração.

Aliás, Infantino, até pouco tempo, falava em Copa do Mundo de 2 em 2 anos e argumentava que o Super Bowl e Wimbledon acontecia todos os anos, como resposta aos que o criticavam porque o torneio de seleções poderia perder a graça. Aí, agora inventa de fazer um Mundial de Clubes de 4 em 4 anos. Difícil entender o que realmente ele quer.