Paolo Guerrero é um dos destaques do time equatoriano. Foto: Twitter/Sudamericana

A LDU segurou o empate por 0x0 diante do Defensa y Justicia em Buenos Aires e se classificou para enfrentar o Fortaleza na grande Final da Copa Sul-Americana, no próximo dia 28 de outubro, sábado, em Maldonado, no Uruguai.

O time equatoriano, que tem o atacante Paolo Guerrero (ex-Corinthians e Flamengo) como o grande destaque, havia vencido em Quito, por 3×0, e por isso não teve dificuldades para conquistar a vaga.

A LDU já enfrentou brasileiros nesta Copa Sul-Americana. Na 1ª Fase, os equatorianos estavam no mesmo grupo que o Botafogo. Nos 2 confrontos, 2 empates por 0x0.

Já nas quartas de final, o adversário foi o São Paulo. Em Quito, vitória por 2×1, enquanto no Morumbi, derrota pelo mesmo placar e a classificação só aconteceu nos pênaltis: 5×4.

Vale ressaltar que a LDU já conquistou 1 Copa Sul-Americana, em 2009, ao superar o Fluminense. E no ano anterior, contra o mesmo Tricolor das Laranjeiras levantou a Taça Libertadores.

É bom lembrar que o ganhador da Sul-Americana em 2023 vai faturar cerca de R$ 25 milhões e já estará garantido na Libertadores de 2024.