O Bolívar teve mais volume de jogo, mais posse de bola e finalizou muito mais. Porém, quem teve as melhores chances em La Paz foi o Ceará. O atacante Jael desperdiçou um pênalti ao chutar para fora a cobrança. Enquanto nos acréscimos, o também centroavante Cléber roubou a bola do goleiro, chutou de longe, se ajoelhou, mas a pelota caprichosamente bateu na trave.

A altitude de 3.640 metros da capital boliviana era o grande temor dos alvinegros. No entanto, mesmo com um time completamente reserva (Charles, que foi expulso na Bahia, jogou e foi a exceção), o Vovô fez uma partida segura, bem postado e sempre explorando os contra-ataques e esperando um vacilo do adversário.

Três jogadores tiveram atuações muito destacadas. O goleiro João Ricardo defendeu todas as bolas que foram ao gol. A segurança que passou em campo mostrou o quanto o Ceará acertou na contratação e pode confiar em seu arqueiro reserva.

O jovem lateral Buiú, que já havia substituído o titular Gabriel Dias, em Salvador, novamente demonstrou personalidade e muito fôlego. Quando não estava defendendo e intervindo nos lances do time boliviano, chegava ao ataque de maneira rápida e sem afobação.

Pra fechar, Marlon provou que é o 12º jogador titular da equipe. Com um preparo físico de dar inveja, parecia estar em todos os cantos, marcava, desarmava e ainda saía para o ataque. Um gigante em campo.

No final, o 0x0 foi um excelente resultado. Apesar da frustração pelas melhores oportunidades, esse um ponto ganho pode fazer a diferença na busca pela classificação. O Ceará se mantém na liderança com 5 pontos. O Vovô agora faz duas partidas consecutivas em casa, contra o próprio Bolívar, depois contra o Arsenal, ambos na Arena Castelão.

A projeção do técnico Guto Ferreira sempre foi a de empatar fora e ganhar em casa para garantir a classificação. Até agora, saiu conforme o treinador alvinegro imaginou. Vale ressaltar também aqui o planejamento certeiro da comissão técnica.

Priorizar a Copa do Nordeste e levar à Bolívia um time todo reserva foi um grande acerto. E, com esse empate, a estratégia tem de ser ainda mais valorizada e reverenciada. A prova cabal de que Guto Ferreira conhece e confia nesse elenco para o que der e vier.

Agora, é trocar o chip. Esquecer a Copa Sul-Americana e foco total na final da Copa do Nordeste. Sábado, se não levar nenhum gol, o Ceará conquista o Tri invicto.

📸 Fausto Filho/Cearasc