
Foram vários e difíceis anos em que o futebol cearense levava o pires na mão e não encontrava quem pudesse investir no esporte mais popular do Brasil. Nem preciso ir longe, em 2006, o Fortaleza, com Ribamar Bezerra, e o Ceará, com Eugênio Rabelo, eram patrocinados por empresas ligadas aos dois empresários. E com detalhe, tricolores e alvinegros eram pra dar graças a Deus.
Ambos tiravam dinheiro até do próprio bolso para bancar as despesas altíssimas que os clubes mantinham para sobreviverem. Lembro de um episódio surreal, em que o Eugênio Rabelo levou um saco de dinheiro para o Aeroporto Pinto Martins para pagar os jogadores, antes de uma viagem a São Paulo.
Os tempos mudaram, ainda bem, os mecenas, no entanto, sempre tiveram lugar cativo no futebol cearense. Mas nos últimos anos, quem apareceu foi o tão desejado empresariado local. UFA! Até que enfim. Qual outro produto consegue mostrar a marca de um parceiro comercial na TV Aberta (em horário nobre), na TV Fechada, no PPV, na internet e nas redes sociais pagando bem menos do que se fosse aplicar o valor em publicidade?
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O futebol oferece essa peculiaridade. Ceará e Fortaleza já haviam feito algo parecido com a Quartzolit e o Cimento Apodi anos atrás, mas a parceria não vingou por muito tempo. Só que agora, as coisas estão encaminhando para algo bem promissor.
A começar pela Brisanet. A provedora cearense de internet, que desde o ano passado fechou com os dois clubes um contrato de patrocínio, já vai para a segunda temporada estampando a marca nas costas dos uniformes tricolores e alvinegros. Agora, foi a vez da Zenir.
O grupo cearense de móveis e eletrodoméstico fez uma parceria inédita e histórica de 5 anos com os dois maiores clubes do Estado e se apresenta como o maior patrocínio da história do futebol cearense.
Vale lembrar que há outras parcerias genuinamente cearenses com o mundo do futebol. A Unimed Fortaleza já está há um bom tempo com os dois clubes. A Naturagua também chegou neste ano para contribuir no futebol local.
Durante a Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza fizeram parcerias com a Normatel, Jaguar Tintas e Acal. Três outras empresas locais, que fizeram questão de apostar no futebol. E não esqueçamos de Pague Menos e Cocobambu, que na temporada passada estiveram com tricolores e alvinegros mesmo no meio da pandemia.