3º colocado na Série A do Brasileiro e desde a 1ª rodada na zona de classificação para a Libertadores, o Fortaleza vem surpreendendo e encantando muita gente. Na última rodada, o Tricolor bateu o Palmeiras, de virada, por 3×2, nos acréscimos, em pleno Allianz Parque, atuando por 20 minutos com um jogador a menos, e viu a grande mídia se render ao time e ao treinador Juan Pablo Vojvoda.

Com base nessa excelente campanha e principalmente no bom futebol apresentado, o Fortaleza virou candidato ao título do Brasileirão. O técnico do Atlético/MG, Cuca, o jornalista e narrador da TNT Sports, Andre Henning, foram alguns que fizeram questão de citar o Tricolor como postulante à taça de Campeão. Para muitos é um exagero.

No entanto, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Fortaleza não só é candidato como tem 17,8% de chances de conquistar a Série A. Esse percentual é mais do que o dobro do Flamengo, considerado por muitos como o grande favorito ao título, que possui apenas 6,4%.

O estudo da Universidade é feito de acordo com as probabilidades de vitória, empate e derrota para os jogos não realizados. Ainda faltam 23 rodadas para o encerramento do Campeonato. Contudo, o time com maior percentual de ser campeão, segundo a UFMG, é o Atlético/MG com 44,6% de chances. Logo em seguida está o Palmeiras com 21%.

Com 15 rodadas disputadas, o Fortaleza tem 30 pontos, 4 a menos que o líder Atlético/MG e 2 atrás do Palmeiras, 2º colocado. Na próxima rodada, domingo que vem, o Leão do Pici vai enfrentar o Santos, às 18h15 (com transmissão da TNT e Premiere) na Arena Castelão.

Aliás, se o time do técnico Juan Pablo Vojvoda ganhar do Peixe vai provocar algo bastante curioso: superou todos os paulistas da Competição. Antes, o Fortaleza já vencera Corinthians (1×0), São Paulo (1×0), Red Bull (1×0) e Palmeiras (3×2).

📸 Leonardo Moreira/FortalezaEC