
Se você chegou até aqui e defende ou acredita que quem joga na Europa é melhor do que quem joga no Brasil, recomendo você nem perder tempo. Ou se crê que quem joga no futebol nordestino ou cearense não tem chance em jogar na Seleção, então, nem adianta. Aqui, você não vai encontrar esses tipos de dogmas.
Pra começo de conversa, Tite, neste ano, não está e nem estará convocando a Seleção para jogar contra a Itália, nem contra a Bélgica, ou diante da França ou para disputar a Copa do Mundo. É para enfrentar o Chile, Peru e a Argentina. Ou seja, com exceção da atual campeã da copa américa, os outros dois adversários no máximo (forçando muito e tentando ajudar) estão um pouco abaixo do escrete nacional. E em outubro será contra Uruguai e Venezuela.
É óbvio e não serei imprudente de tentar convencer quem quer que seja de que Alisson, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro e Fabinho, para ficar apenas nesses 5, de que há jogadores no futebol cearense melhores para assumir o lugar deles na Seleção. Não é esse objetivo desta postagem.
O meu intuito passa por uma pergunta simples: Se Éderson e Fernando Sobral (para ficar apenas nesses dois, não vou esticar a baladeira) jogassem com a camisa do Flamengo ou do Corinthians, eles não teriam uma chance numa convocação da Seleção Brasileira?
- Ceará pega o Corinthians para chegar à zona da Libertadores, acabar tabu e ampliar invencibilidade histórica
- Em busca de quebrar outro recorde, Fortaleza enfrenta o Santos e ainda pode fechar a quina em cima dos paulistas
A sensação obviamente é a de que há, sim, desconhecimento (para muitos preconceito), inclusive de alguns torcedores cearenses e nordestinos. Eu gosto de lembrar o episódio da convocação do Paulinho (ex-Corinthians) para as eliminatórias da Copa de 2018.
Na época, ele jogava na China. Tite foi acusado de tudo que é jeito por só estar convocando o atleta, por ser amigo dele, pelos tempos de Corinthians, por gratidão. Não era possível que jogando no futebol chinês, depois de ter ido mal no Tottenham, Paulinho jogasse bem. Não só foi muito bem como o Barcelona o contratou um ano depois. E não vou lembrar da turma que jogava lá na Ucrânia, que só depois de muita insistência, após chuvas de críticas, virou um reduto para jogadores serem convocados.
Agora, imagina um jogador aqui do Fortaleza ou do Ceará sendo convocado? O mundo desabava? Por isso, que é preciso muito mais que conhecimento ou despreconceito, é necessário coragem para desbravar uma sociedade complexada que prefere ovacionar aquilo que é de fora.
Abaixo, o vídeo da pergunta que fiz ao Tite, na entrevista coletiva da última sexta-feira, sobre o que os jogadores cearenses precisam fazer para serem convocados?
📸 Lucas Figueiredo/CBF