O 1º turno terminou para o Fortaleza e há muito mais motivos para comemorar (muitos mesmo) do que de lamentar as 4 partidas sem vitórias e a derrota dolorida para o Bahia, por 4×2, no último final de semana.

A equipe tricolor deve encerrar essa primeira parte do Campeonato entre os 5 melhores e consequentemente na zona de classificação à Copa Libertadores. Para completar, o Fortaleza quebrou a marca do Vitória e fez a melhor campanha de um clube nordestino no Brasileirão. Os 33 pontos superaram os 32 do rubro-negro baiano na temporada 2008.

O ótimo retrospecto nesse turno mostrou ainda um time arrebatador. Foram 9 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Nos triunfos, como as viradas impressionantes, fora de casa, diante do Atlético/MG e do Palmeiras, além da goleada impactante no Inter por 5×1, o Leão encantou a todos e mostrou uma força até então surpreendente e avassaladora.

Até mesmo nos empates, como no 1×1 diante do Santos, e nas derrotas, no 2×1 para o Flamengo, os comandados de Juan Pablo Vojvoda causaram ótima impressão e não deixaram de lado o futebol pra frente, em busca do resultado positivo.

Aliás, um dos grandes responsáveis por essa campanha história do Fortaleza é concedida ao treinador argentino. A forma de atuar, a mudança de patamar dentro do campo: de um time comum para um que não se acomodava em buscar a vitória desde o início da partida, e até mesmo nas entrevistas coletivas ao evitar culpar terceiros por derrotas e assumir a responsabilidade pelo desempenho abaixo, principalmente nos últimos jogos.

Além disso, jogadores até então desprezados por outras equipes como o zagueiro Marcelo Benevenuto, o volante Éderson e o ala/meia Yago Pikachu estão entre os melhores do Campeonato e fizeram jogos e gols (Benevenuto e Pikachu) decisivos e muito importantes para o time alcançar essa campanha. Há ainda outros que também brilharam como o ala/meia Lucas Crispim, o lateral/zagueiro Tinga e o atacante Robson.

Agora, depois de um 1º turno histórico é necessário recuperar o fôlego. Os 4 jogos sem vencer incomodam e, principalmente, preocupam. Mas como o próprio Juan Pablo Vojvoda deixou claro na coletiva pós-derrota para o Bahia: “Nós somos um time forte mentalmente. E seguiremos nosso caminho com muito trabalho, humildade e confiar não somente em nós. Nosso time tem confiança. Nosso torcedor tem de ter confiança”, declarou.

O Fortaleza volta a campo no próximo domingo, às 16h, quando recebe na Arena Castelão, o líder Atlético/MG (com transmissão da TV Globo e do Premiere).

📸 Reprodução/Instagram

📸 Leonardo Moreira/FortalezaEC