
Em entrevista coletiva, após o empate por 0x0 contra o Santos, o técnico Tiago Nunes disse que o Ceará evoluiu em comparação ao jogo contra o Grêmio. Isso é verdade. Mas seria difícil imaginar que o time pudesse jogar pior do que naquela derrota por 2×0 em Porto Alegre. Ou na anterior, no revés para o América/MG, também por 2×0, que culminou com a saída de Guto Ferreira.
Chutar mais vezes ao gol, criar mais oportunidades, ter uma defesa mais compacta isso é o básico para uma equipe de futebol, que até pouco tempo estava a 11 jogos sem perder e na 8ª posição. A evolução do Ceará tem de passar também em buscar a vitória. Seja com organização ou completamente desorganizado.
O que não pode é chegar a 6 jogos sem vitórias mostrando um futebol distante do que encantou a todos na temporada passada, quando bateu Flamengo, Palmeiras, Fortaleza (2 vezes) Corinthians, Vasco…
Neste último duelo contra o Santos, o que mais agradou foram as entradas de Klevyn, Geovane e Rick. Não que os trio tenha feito uma estupenda partida, mas pelo menos, o time saiu daquele padrão já massificado. Por outro lado, faltou arriscar mais no 2º tempo, principalmente quando o Peixe recuou. As mudanças de sempre (Sai centroavante, entra centroavante, sai atacante, entra atacante, sai meia, entra meia) é que irrita.
Como se não fosse possível tirar um zagueiro e colocar um atacante para partir pra cima e pressionar o adversário, ou tirar um volante e colocar um outro centroavante. A sensação que passa é que o “desenho tático” não pode ser alterado. Yony Gonzalez entrou depois dos 45 minutos do 2º tempo no lugar do Vina, daí você tira.
- Após empate contra o Santos, Tiago Nunes diz que Ceará apresentou evolução, destaca setor defensivo e diz estar satisfeito
- Com mais do que o dobro de sócios, Ceará e Fortaleza vão precisar fazer malabarismo para acomodarem 6 mil torcedores no Castelão
Enfim, claro que o trabalho de Tiago Nunes está no início e há modificações que levam tempo, mas vencer uma partida necessita também de ousadia. Os jogadores também precisam se impor e mostrar a qualidade que se espera de cada um. Ainda mais as estrelas como Vina, Jael, Lima, Fernando Sobral…
O Ceará tem novamente a semana livre para aprimorar os treinamentos até o próximo sábado, quando recebe a Chapecoense, às 17h, na Arena Castelão. Oportunidade ideal para acabar com a seca de 6 jogos sem vitórias e embalar de vez no Campeonato.
📸Felipe Santos/CearáSC