Em entrevista ao programa Futebolês, na Rádio Jangadeiro Band News FM, nesta terça-feira, 31, o Presidente do Ceará, Robinson de Castro, revelou o motivo da decisão de demitir o técnico Guto Ferreira. O mandatário alvinegro disse que a decisão foi solitária, dele, e aconteceu realmente após o futebol apático na derrota para o América/MG, por 2×0, no domingo passado.

Robinson disse ainda que não houve nenhuma relação com o sucesso da campanha do Fortaleza no Brasileirão, que está em 3º lugar e durante todo o Campeonato permanece no G4.

“A decisão de mudar foi minha. Solitária. Inclusive, eu, quando resolvi mudar, liguei para o representante e para o próprio Guto, após o jogo. Fiquei meditando, sozinho, por volta das 22h. O Guto estava se deslocando para Piracicaba, pra casa dele. E eu fiquei pensando, porque era uma decisão que muita gente já tinha me feito e refleti. E eu sempre achei que a gente que poderia ter uma evolução. Até no jogo contra o Flamengo foi, pra mim, uma felicidade muito grande. Nós não ganhamos o jogo, mas jogamos muito bem. E às vezes não é a derrota. É a forma como perdemos. Nosso time muito apático, muito espaçado. Eu acho que começa a existir um distanciamento do comando dos atletas, pelo desgaste do tempo. E é isso que a gente tem de entender, quando acontece não é mais recuperável. Várias vezes nós conversamos, eu e o Guto. Nós almoçávamos toda semana aqui no clube. Trocava ideia, fazia minhas observações, meus pitacos, minhas críticas. E ele sempre me ouviu muito. Mas eu deixei de acreditar naquele momento (jogo contra o América) que a gente pudesse evoluir. Foi um sentimento mais solitário e definitivo meu. Uma convicção final minha. Foi por isso. E o que acontece fora do Ceará, fora dos muros do Ceará, te confesso que não me provocam, não mexe com o meu emocional. Muita gente até me diz: “rapaz, não faz o que a torcida quer, não faz isso, não faz aquilo”. Porque eu tô lá dentro. Eu tô vivendo o dia a dia do clube. Eu acho que quem tá lá dentro, tem a percepção maior do que quem tá fora. Quem tá fora, tem o achismo. Às vezes, quando o resultado não vem, acabam colocando o resultado numa justificativa, que é uma inverdade. “Ah é briga do elenco, é briga com Guto, é com aquilo, é com outro”. Nada disso existiu. Apenas eu achei que saturou o trabalho. Não estava mais dando a resposta. Não há um motivo. Eu coloco no tempo. E nós não temos conseguido jogar mais contra adversários do nosso porte. Contra adversários com porte maior do que a gente. A gente fazia pouco. Mas eu sempre me assegurava na posição da tabela, que nós estávamos, e pelo próprio Guto por ser uma pessoa que eu acreditava e acredito muito no trabalho dele, mas infelizmente não evoluiu”, concluiu Robinson.

O novo treinador do Ceará, Tiago Nunes, chega nesta quarta-feira, 01, conhece o elenco e treina com o grupo no período da tarde no Estádio Carlos de Alencar Pinto. Em seguida, será apresentado de forma oficial à imprensa e participará de uma entrevista coletiva.

O Ceará está na 8ª posição do Campeonato Brasileiro com 24 pontos e só volta a campo no próximo dia 12, quando vai enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, às 11h (com transmissão do Premiere), na abertura do Returno.

Para conferir a entrevista na íntegra do Presidente Robinson de Castro, clique no vídeo abaixo a partir de 17:24

📸 Comunicação/CearáSC