O processo envolvendo Icasa e CBF ganhou mais um capítulo recentemente. Em reunião virtual realizada no mês de maio, dirigentes do clube de Juazeiro e diretores da CBF, incluindo o presidente da entidade, Rogério Caboclo, não chegaram a um acordo. A informação foi divulgada inicialmente pelo site Miséria.com.br e confirmada pelo Blog.

Após perder em 2ª Instância e ser obrigada a pagar uma indenização (valor total) de R$ 58 milhões ao Icasa, devido a um processo de 2014 (explico logo mais abaixo), a CBF realizou um encontro virtual e o até então presidente da confederação, Rogério Caboclo, ofereceu R$ 15 milhões pelo fim do processo.

“Como é que vou aceitar uma oferta dessas? Menos da metade do valor que a Justiça determinou. Só a dívida trabalhista do Icasa é em torno de 20 milhões de reais. E já está penhorada no próprio processo. Ou seja, esse valor sugerido, além de não chegar nada para o clube, ainda faltaria para pagar nossos débitos. Não tem como aceitar”, declarou ao Blog, por telefone, o presidente do Icasa, Francisco Bezerra Leite, mais conhecido por França.

De acordo com o mandatário do Verdão, a CBF estava irredutível em aumentar a oferta, mas acabou recuando e pediu para o Icasa fazer uma nova oferta.

“Estamos estudando com os nossos advogados um valor. Eles estavam sem querer fazer uma proposta melhor, mas depois falaram que poderíamos fazer uma outra oferta. O que nós queremos é apenas o que é justo. Fomos prejudicados em tudo o que aconteceu e ainda sofremos com pessoas que quiseram se aproveitar do clube”, disse França.

Para quem não se lembra, em fevereiro de 2014, o Icasa entrou com uma ação no STJD em que acusava o Figueirense de ter escalado um jogador irregular na Série B de 2013. O time catarinense terminara a competição em 4º lugar com um ponto à frente do Verdão do Cariri (que ficou em 5º). O tribunal, contudo, não deu prosseguimento ao caso. Só que CBF reconheceu o erro no sistema.

O Icasa, assim, entrou na Justiça comum pedindo uma indenização por não disputar a Série A do Campeonato Brasileiro e o imbróglio segue até agora.

“Com esse afastamento do Presidente Rogério Caboclo, nós não sabemos como vai ficar. Mas a CBF tem até o dia 15 de julho para pagar o que a Justiça determina ou o valor que vamos propor”, finalizou o Presidente do Verdão.

O Icasa foi uma das forças do futebol cearense no final dos anos 2000 e início da década passada. O time de Juazeiro do Norte foi três vezes vice-campeão Estadual e vice-campeão brasileiro da Série C. Mas, coincidentemente, entrou em queda livre e hoje disputa a Primeira Divisão do Campeonato Cearense.

📸 Ascom de CBF/ICASA/Palmeiras