O Fortaleza vai enfrentar a Chapecoense, lanterna do Campeonato Brasileiro, neste sábado, às 19h, na Arena Condá (com transmissão do Premiere). Com 42 pontos conquistados, o time tricolor está em 3º lugar, mas com 1 jogo a mais que Red Bull e Palmeiras, que estão logo atrás com 41 e 40 pontos respectivamente.

Na quarta-feira, dia 20, em Belo Horizonte, o Fortaleza joga a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético/MG. Talvez, o confronto mais importante do clube na temporada. Na semana seguinte, quarta-feira, dia 27, acontece o duelo de volta, no Castelão. A vaga inédita para a Final vale ainda pelo menos R$ 22 milhões.

Por isso, há uma dúvida no ar: o técnico Juan Pablo Vojvoda deve poupar jogadores diante da Chapecoense para pegar o Galo com o time sem desgaste? Ou não deve tirar o foco do Brasileirão e jogar completo para se manter no G3?

Do elenco, o treinador tricolor tem 2 desfalques para o duelo contra a Chape: o atacante Robson, suspenso pelo terceiro amarelo, e o volante Matheus Jussa, que se recupera de uma contratura muscular.

Dessa forma, neste sábado, Vojvoda pode escalar praticamente o mesmo time que entrou em campo contra o Grêmio (apenas com Robson ausente, Edinho pode ser a alternativa), ou colocar uma formação bem distinta poupando aqueles que vem em uma sequencia forte.

Por outro lado, diante do Atlético/MG, o zagueiro Marcelo Benevenuto e o meia Lucas Limas não podem atuar. Com isso, é certeza absoluta a presença de ambos na Arena Condá.

No entanto, Vojvoda pode dar um descanso para jogadores que vem numa sequência forte de partidas (só no Brasileirão, sem contar Copa do Brasil): como os zagueiros Titi (24 jogos) e Tinga (25), o volante Éderson (25) e os alas Pikachu (25) e Crispim (22).

Como no setor ofensivo, o treinador leonino faz um rodízio tradicional, não será surpresa uma nova dupla de ataque neste sábado.

Em todo caso, mesmo diante de um adversário que é lanterna, mas que nos últimos 3 jogos em casa não perdeu, seria interessante o Fortaleza mesclar a equipe. Com um elenco forte e recheado, dá para ter ver uma escalação contra a Chapecoense dessa forma: Boeck; Jackson, Titi e Benevenuto; Daniel Guedes, Felipe, Ronald, Lucas Lima e Bruno Melo; Edinho e Henríquez.

Vamos aguardar a escalação ser divulgada às 18h (uma hora antes do início da partida) para sabermos o que pensou e qual a estratégia do técnico Juan Pablo Vojvoda

📸Karim Georges/FortalezaEC
📸Thiago Ribeiro/AGIF/CBF
📸Leonardo Moreira/FortalezaEC